Doenças intestinais inflamatórias

A AbbVie trabalha para melhorar os padrões de atendimento em gastroenterologia há mais de 10 anos. Nossa experiência e dedicação, aliadas à inovação, criam um futuro melhor para os pacientes.

Você sente dor de barriga ou tem diarreia frequente? Descubra se pode ser uma doença inflamatória intestinal

Dores na região abdominal podem ter vários motivos. Entretanto, em alguns casos, os desconfortos no sistema gastrointestinal, quando acompanhados de diarreia frequente e sangue nas fezes, podem sinalizar uma doença inflamatória intestinal (DII).

Conheça mais sobre as DIIs:

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória crônica do cólon, intestino grosso, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon.

As DIIs podem causar diarréia, dor no abdômen, febre e sangramento nas fezes. Também pode ocorrer perda de apetite e de peso.

Lembre-se: somente um médico pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para seu caso.

Você apresenta esses sintomas com frequência? Faça o teste a seguir, desenvolvido pelo Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), e entenda se você deve buscar ajuda de um especialista. A cada resposta “Sim”, some os pontos indicados em cada pergunta. O resultado indica a possibilidade ou não de você ser diagnosticado(a) com doença inflamatória intestinal.

Lembre-se: somente um médico pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para seu caso.

Clique aqui para acessar o teste de sintomas e as orientações para respondê-lo. De acordo com as suas respostas, você pode descobrir se deve consultar um gastroenterologista ou um coloproctologista para realizar os exames adequados e descobrir se o seu diagnóstico é de doença inflamatória intestinal.

Referência: Site da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn: www.abcd.org.br, acesso em abril/2020. Danese S, Fiorino G, Mary JY, et al. Development of Red Flags Index for Early Referral of Adults with Symptoms and Signs Suggestive of Crohn's Disease: An IOIBD Initiative. J Crohns Colitis. 2015 Aug;9(8):601-6.