Câncer de Ovário

O câncer de ovário é silencioso, mas ainda assim impacta milhares de mulheres. No Brasil, são estimados mais de 7 mil novos casos por ano1 e, na maioria das vezes, o diagnóstico acontece em estágios avançados.

A ciência tem avançado para mudar esse cenário, com novas abordagens que reforçam a importância do diagnóstico precoce, do cuidado contínuo e do diálogo com profissionais de saúde.



O que é o Câncer de Ovário?

O câncer de ovário se desenvolve quando células anormais crescem descontroladamente nos ovários, órgãos responsáveis pela produção de hormônios e pela liberação dos óvulos nas mulheres em idade fértil.

Existem diferentes tipos da doença, com comportamentos e características distintas.2 Os tumores epiteliais são os mais comuns, representando cerca de 90% dos casos.3

Assim como outros tipos de câncer, o câncer de ovário pode afetar diferentes áreas do corpo, especialmente se diagnosticado em fases mais avançadas. Quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de resposta ao tratamento.


Sinais e Sintomas

Embora silencioso em muitos casos, o câncer de ovário pode apresentar sintomas que muitas vezes podem ser confundidos com outras condições, o que pode levar ao diagnóstico tardio. Por isso, é importante observar quando estes sinais e sintomas aparecem com frequência ou de forma persistente.

Entre os sinais mais comuns estão2:

  •  Inchaço abdominal
  • Dor pélvica ou nas costas
  • Sensação de estômago cheio logo ao comer
  • Urgência para urinar
  • Cansaço extremo

Sozinhos, esses sintomas podem não parecer alarmantes, mas precisam ser relatados e investigados, principalmente quando persistentes. O corpo costuma dar sinais, e é fundamental escutá-los.


O Papel do Diálogo entre Médico(a) e Paciente

Às vezes, falar sobre o que se sente não é fácil, seja pela rotina, pela falta de tempo ou por não saber se aquilo realmente importa.

Porém, uma consulta bem aproveitada pode fazer a diferença no diagnóstico e no cuidado. Falar sobre o que você sente, anotar dúvidas, listar sintomas recorrentes e compreender quais exames estão disponíveis são formas de tornar a conversa com o(a) especialista mais clara e objetiva.


Guia para ajudar você na Próxima Consulta

Pensando em facilitar essa conversa, acesse abaixo um Guia Interativo de Consulta Médica, com espaço para você:

  • Registrar sintomas
  • Anotar dúvidas
  • Organizar contatos importantes da equipe de saúde

Leve-o com você para lembrar de tudo o que precisa ser esclarecido em suas consultas.