O câncer de ovário é silencioso, mas ainda assim impacta milhares de mulheres. No Brasil, são estimados mais de 7 mil novos casos por ano1 e, na maioria das vezes, o diagnóstico acontece em estágios avançados.
A ciência tem avançado para mudar esse cenário, com novas abordagens que reforçam a importância do diagnóstico precoce, do cuidado contínuo e do diálogo com profissionais de saúde.
O câncer de ovário se desenvolve quando células anormais crescem descontroladamente nos ovários, órgãos responsáveis pela produção de hormônios e pela liberação dos óvulos nas mulheres em idade fértil.
Existem diferentes tipos da doença, com comportamentos e características distintas.2 Os tumores epiteliais são os mais comuns, representando cerca de 90% dos casos.3
Assim como outros tipos de câncer, o câncer de ovário pode afetar diferentes áreas do corpo, especialmente se diagnosticado em fases mais avançadas. Quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de resposta ao tratamento.
Embora silencioso em muitos casos, o câncer de ovário pode apresentar sintomas que muitas vezes podem ser confundidos com outras condições, o que pode levar ao diagnóstico tardio. Por isso, é importante observar quando estes sinais e sintomas aparecem com frequência ou de forma persistente.
Entre os sinais mais comuns estão2:
Sozinhos, esses sintomas podem não parecer alarmantes, mas precisam ser relatados e investigados, principalmente quando persistentes. O corpo costuma dar sinais, e é fundamental escutá-los.
Às vezes, falar sobre o que se sente não é fácil, seja pela rotina, pela falta de tempo ou por não saber se aquilo realmente importa.
Porém, uma consulta bem aproveitada pode fazer a diferença no diagnóstico e no cuidado. Falar sobre o que você sente, anotar dúvidas, listar sintomas recorrentes e compreender quais exames estão disponíveis são formas de tornar a conversa com o(a) especialista mais clara e objetiva.
Pensando em facilitar essa conversa, acesse abaixo um Guia Interativo de Consulta Médica, com espaço para você:
Leve-o com você para lembrar de tudo o que precisa ser esclarecido em suas consultas.
O site específico do produto na Internet que você solicitou destina-se aos residentes de um determinado país ou países, conforme indicado nesse site. Como resultado, o site pode conter informações sobre produtos farmacêuticos não aprovados em outros países ou regiões. Se você residir em um país diferente daquele para o qual o site é direcionado, retorne a AbbVie.com ou entre em contato com sua afiliada local da AbbVie para obter as informações de produto apropriadas para seu país de residência. O site da Internet que você solicitou pode não estar otimizado para o tamanho da tela. Deseja continuar neste site específico do produto?