Pacientes com psoríase podem desenvolver artrite psoriásica. Ficar atento aos sintomas pode contribuir com diagnóstico e tratamento precoce.
Artrite psoriásica é uma forma de artrite associada à psoríase, uma doença crônica em que manchas descamativas, vermelhas ou esbranquiçadas, aparecem na pele1. Ela pode afetar qualquer articulação do corpo, se desenvolvendo geralmente de forma igualitária em homens e mulheres em torno de seus 40 anos de idade, mas pode aparecer durante a infância também.1,2,3
Sua causa é desconhecida, mas pesquisadores suspeitam que seu desenvolvimento acontece devido a uma combinação de fatores genéticos e ambientais4.
Algumas características clínicas da artrite psoriásica podem variar de indivíduo para indivíduo. O mais comum é o acometimento das articulações ser assimétrico (somente uma articulação é afetada – por exemplo, apenas um joelho); maior frequência de acometimento dos dedos das mãos e pés; e comprometimento da coluna3.
A artrite psoriásica afeta, tipicamente, as grandes articulações, especialmente as das extremidades inferiores, as articulações das pontas dos dedos das mãos e dos pés, podendo afetar também as costas e as articulações do quadril4.
Os sintomas da artrite psoriásica podem incluir5:
Assim como a doença da pele à qual está associada, a artrite psoriásica pode causar sintomas periódicos, ou agravamento da doença e, depois, desaparecer.
O diagnóstico precoce da artrite psoriásica é importante para prevenir o dano articular, que pode afetar a sua qualidade de vida4.
O(A) reumatologista é o(a) profissional mais adequado para diagnóstico e tratamento correto da artrite psoriásica. Ter diálogos abertos com seu/sua médico(a) é importante para que o/a especialista tenha todas as informações durante a condução do tratamento para prevenir danos articulares que podem afetar a qualidade de vida do paciente4.